IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cemig está perto de vender usina Santo Antônio e pode reduzir fatia na Taesa

16/05/2017 12h54

SÃO PAULO (Reuters) - A elétrica mineira Cemig está em negociações para a venda de sua fatia na hidrelétrica de Santo Antônio, que pode ser fechada a qualquer momento, e avalia ainda se desfazer de parte de suas ações na transmissora Taesa, ficando apenas com a participação que detém no bloco de controle da companhia.

Os movimentos foram antecipados nesta terça-feira pelo diretor financeiro da Cemig, Adézio Lima, em teleconferência com investidores na qual o executivo prometeu a divulgação nas próximas semanas de um programa de desinvestimentos da companhia.

A elétrica tem dito que buscará se desfazer de participações minoritárias e ativos não considerados essenciais para reduzir sua enorme dívida, que somava 14,7 bilhões de reais brutos no final de março.

"Vamos anunciar nas próximas semanas... temos um volume de operações que poderemos colocar à venda, e vamos detalhar", disse Lima.

A Cemig detém 18 por cento em Santo Antônio, em Rondônia, uma das maiores hidrelétricas do país, com investimento estimado em cerca de 20 bilhões de reais.

A Cemig também detém 31,54 por cento das ações na transmissora Taesa, onde era sócia dos fundos Coliseu e Taurus, que recentemente anunciaram a venda de suas fatias no negócio para a colombiana Isa por 1 bilhão de reais.

Segundo Lima, a Cemig também segue avaliando a realização de uma oferta de ações de sua controlada Light, que "deve acontecer nos próximos meses".

Ele afirmou, no entanto, que a empresa ainda não decidiu a estratégia que adotará quanto à Light, que tem ativos em geração e é responsável pela distribuição de energia na área metropolitana do Rio de Janeiro.

"Demos uma parada para definir estrategicamente qual nosso caminho com a participação na Light", disse o diretor, sem detalhar.

A elétrica mineira Cemig registrou lucro líquido de 342,7 milhões de reais no primeiro trimestre, informou a empresa no final da noite de segunda-feira.

HIDRELÉTRICAS

A Cemig tem priorizado ainda a negociação junto ao governo federal para tentar de alguma maneira manter quatro de suas hidrelétricas, que o governo federal pretende oferecer em licitação neste ano devido ao término de seus contratos de concessão.

A Cemig continuará tentando brigar na Justiça porque entende que tem o direito de renovar automaticamente os contratos de ao menos três dessas usinas, disse o diretor financeiro.

Ainda assim, a companhia também tem negociado com diversos parceiros para uma eventual participação no leilão das usinas.

"Temos diversos investidores, alguns indo através de pool, de sindicato, e outros vindo sozinhos, e vamos escolher o que melhor se adequa aos nossos interesses", disse Lima.

"O grande ponto estratégico nosso neste ano, na questão da gestão da companhia, talvez seja a solução, o retorno dessas quatro usinas para os ativos da companhia", concluiu.

(Por Luciano Costa)