IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Caixa Econômica suspende novas contratações da linha mais barata de crédito imobiliário

19/06/2017 19h45

SÃO PAULO (Reuters) - A Caixa Econômica Federal informou nesta segunda-feira que suspendeu novas contratações da linha Pró-Cotista, que oferece crédito mais barato do mercado, porque os recursos acabaram.

Em nota, o banco, maior financiador imobiliário do país, explicou que a medida se deu "em razão do comprometimento total do orçamento disponibilizado pelo Conselho Curador do FGTS para o exercício de 2017.

O anúncio vem após a Caixa já ter suspendido novas contratações da Pró-Cotista em maio, pela mesma razão. A linha financia a compra de imóveis de até 950 mil reais nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e de até 800 mil nos outros Estados.

A linha foi reabastecida após a Caixa ter recebido 2,54 bilhões de reais de recursos que inicialmente haviam sido direcionados para o programa de moradia popular Minha Casa, Minha Vida.

A taxa de juro da Pró-Cotista da Caixa para não correntistas do banco é de cerca de 8,61 por cento ao ano. Já pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), com recursos da caderneta de poupança, a taxa é de 10,5 por cento ao ano.

O orçamento da Caixa prevê conceder 84 bilhões de reais em novos financiamentos para habitação neste ano, ante 81,5 bilhões de reais no ano passado, considerando todas as linhas.

(Por Aluísio Alves)