Bolsas

Câmbio

Economia da China melhora no 2º tri mas há riscos, mostra pesquisa

PEQUIM (Reuters) - A economia da China continuou a melhorar no segundo trimestre, com os lucros corporativos subindo e aumento das contratações, mostrou pesquisa privada que entretanto sugeriu que o país pode ter que se preparar para momentos mais difíceis à frente.

A pesquisa trimestral com milhares de empresas chinesas realizada pelo Livro Bege Internacional para China mostrou que embora o setor imobiliário tenha desacelerado, a indústria melhorou mais e os setores de varejo e serviço se recuperaram depois de um primeiro trimestre difícil.

Isso reforçou uma série de dados recentes e declarações de autoridades que indicaram que elas estão trabalhando para conter os riscos financeiros e manter a economia equilibrada antes de importante reunião política este ano.

A pesquisa mostrou inesperado desempenho forte no setor de commodities apesar de alguma fraqueza de preços no segundo trimestre, com o setor de alumínio particularmente forte.

A melhora da economia, especialmente o mercado de trabalho saudável, é sem dúvida boa notícia antes da renovação da liderança em um congresso do Partido Comunista da China.

Ainda assim sinais de estresse no setor coporativo indicam dificuldades para as empresas. O Livro Bege disse que o fluxo de dinheiro foi negativo para muitas empresas e os níveis de estoque no segundo trimestre ficaram no nível mais alto na história da pesquisa.

(Reportagem de Elias Glenn)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos