Bolsas

Câmbio

Wall St encerra semana volátil com leve ganho, mas registra forte alta no primeiro semestre

Por Lewis Krauskopf

(Reuters) - Os principais índices de ações dos Estados Unidos encerraram a sexta-feira em leve alta depois de uma semana volátil, impulsionados pelo balanço trimestral bem recebido da Nike, e com o S&P 500 registrando o melhor primeiro semestre desde 2013.

O índice Dow Jones subiu 0,29 por cento, a 21.349 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,15 por cento, a 2.423 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,06 por cento, a 6.140 pontos.

As ações da Nike subiram 11 por cento depois que a maior fabricante mundial de calçados divulgou lucro trimestral acima das estimativas e informou que iria lançar um programa piloto de vendas online com Amazon.com.

As ações da Nike deram o maior impulso para o Dow Jones e o S&P 500.

O índice de tecnologia do S&P caiu 0,1 por cento e registrou a primeira perda mensal do ano, enquanto o declínio nas ações de biotecnologia limitou o desempenho do Nasdaq.

O setor de tecnologia levou o S&P 500 a subir 8,2 por cento neste ano, mas a recente queda sugere que os investidores podem estar embolsando os lucros para migrar para outros setores.

As ações do setor industrial registraram o melhor desempenho, com avanço de 0,8 por cento.

"Quando você olha algumas das ações que estão com um desempenho particularmente bom hoje, elas são algumas dessas ações economicamente sensíveis", disse Chuck Carlson, diretor executivo da Horizon Investment Services em Hammond, Indiana.

"Durante uma época em que parece que ainda há uma quantidade razoável de negatividade a respeito da economia e do PIB, sempre que você tiver alguns dessas ações mostrando alguma força, provavelmente encoraja o mercado", disse Carlson.

O S&P 500 registrou o maior ganho percentual no primeiro semestre desde a alta de 12,6 por cento nos primeiros seis meses de 2013. O Nasdaq registrou o maior ganho do primeiro semestre desde 2009.

Os resultados corporativos do segundo trimestre devem começar a ser divulgados nas próximas semanas, com a expectativa de que as empresas do S&P 500 registrem um aumento de 8 por cento nos ganhos, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos