IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Buffett faz grande aposta em energia com oferta de US$ 9 bi por Oncor

07/07/2017 13h57

(Reuters) - A Berkshire Hathaway, do magnata Warren Buffett, disse nesta sexta-feira que pagaria 9 bilhões de dólares para tirar a proprietária da empresa de transmissão de energia do Texas Oncor Electric Delivery da falência, intensificando sua busca por retornos estáveis em empresas de serviços públicos.

Se o acordo em dinheiro for aprovado por um juiz de falência e reguladores texanos, a Berkshire será dona de uma das maiores empresas de transmissão de energia elétrica dos Estados Unidos. Os reguladores do Texas rejeitaram duas ofertas anteriores de venda da Oncor para outras companhias.

O negócio também destaca a proeminência de Greg Abel, presidente-executivo da Berkshire Hathaway Energy. Os investidores consideram Abel o principal candidato para suceder Buffett, 86 anos, no comando da empresa de Omaha, Nebraska.

Buffett e Abel não responderam a pedidos de entrevistas.

A Oncor fornece energia para mais de 3,4 milhões de domicílios e empresas através de cerca de 196 mil quilômetros de linhas de transmissão e distribuição. A empresa pertence à Energy Future Holdings, que a Berkshire concordou em adquirir.

Em 2016, a Oncor registrou lucro de 431 milhões de dólares, valor semelhante ao registrado nos três anos anteriores.

(Por Jonathan Stempel e David French)