IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Deputado nos EUA pede análise de impacto de compra da Whole Foods pela Amazon

14/07/2017 16h00

WASHINGTON/NOVA YORK (Reuters) - O principal democrata no sub comitê antitruste da Câmara dos Deputados dos EUA expressou precauções sobre o plano de 13,7 bilhões de dólares da Amazon para comprar a rede de mercados Whole Foods e está pressionando por uma audiência no Congresso para analisar os potenciais impactos do acordo para os consumidores.

O acordo anunciando em junho marca a maior aquisição da gigante do varejo online.

A Amazon não disse o que pretende fazer com as lojas da Whole Foods e outros ativos, mas analistas e investidores estão preocupados que o movimento poderia dificultar o panorama para supermercados, serviços de entregas e empresas de entrega de alimentos.

O deputado norte-americano David Cicilline solicitou a audiência na quinta-feira, em carta para altos parlamentares da Casa.

"A compra da Whole Foods proposta pela Amazon impactaria supermercados e consumidores nos Estados Unidos", declarou. "O Congresso tem a responsabilidade de analisar completamente essa fusão antes de avançar."

O acordo deve ser aprovado por agentes antitruste dos EUA, neste caso, provavelmente a Comissão Federal de Comércio.

O Congresso não desempenha papel formal nesse processo, mas audiências são frequentemente usadas para destacar o possível impacto das ofertas nos consumidores. É improvável que a audiência ocorra sem apoio republicano.

A Amazon e a Whole Foods não comentaram o assunto.

(Por Diane Bartz)