Metade da área com trigo no PR está suscetível a geadas desta semana, avalia Deral
SÃO PAULO (Reuters) - A forte massa de ar frio que passará pela região Sul do país ao longo desta semana coloca em risco parte importante das lavouras do principal Estado produtor do país, o Paraná, onde cerca de 450 mil hectares estão suscetíveis a perdas por causa de geadas.
"É praticamente metade das lavouras... Diria, hoje, que a área que mais preocupa é o oeste do Paraná. O norte preocupa um pouco menos", afirmou à Reuters o analista do Departamento de Economia Rural do Estado (Deral), Carlos Hugo Godinho.
Conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o frio mais intenso será observado na quarta-feira, com possibilidade de geada "forte" na parte sul do Estado, onde o trigo é plantado mais tarde, e "moderada" no oeste. No norte, há previsão de geadas fracas.
Já para o milho, cuja colheita de segunda safra deve alcançar 30 por cento da área nesta semana no Paraná, a preocupação é menor.
"Poderá haver perda de qualidade, mas dificilmente de produtividade", afirmou Edmar Gervásio, técnico de milho do Deral. A cultura no Estado já está em estágio avançado de maturação, o que reduz acentuadamente a possibilidade de perdas.
O Deral estima produção de 13,8 milhões de toneladas de milho no Paraná em 2016/17, em uma área de 2,4 milhões de hectares. Para o trigo, a expectativa é de 3,07 milhões de toneladas, com 977 mil hectares.
(Por José Roberto Gomes)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.