Metade da área com trigo no PR está suscetível a geadas desta semana, avalia Deral

SÃO PAULO (Reuters) - A forte massa de ar frio que passará pela região Sul do país ao longo desta semana coloca em risco parte importante das lavouras do principal Estado produtor do país, o Paraná, onde cerca de 450 mil hectares estão suscetíveis a perdas por causa de geadas.

"É praticamente metade das lavouras... Diria, hoje, que a área que mais preocupa é o oeste do Paraná. O norte preocupa um pouco menos", afirmou à Reuters o analista do Departamento de Economia Rural do Estado (Deral), Carlos Hugo Godinho.

Conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o frio mais intenso será observado na quarta-feira, com possibilidade de geada "forte" na parte sul do Estado, onde o trigo é plantado mais tarde, e "moderada" no oeste. No norte, há previsão de geadas fracas.

Já para o milho, cuja colheita de segunda safra deve alcançar 30 por cento da área nesta semana no Paraná, a preocupação é menor.

"Poderá haver perda de qualidade, mas dificilmente de produtividade", afirmou Edmar Gervásio, técnico de milho do Deral. A cultura no Estado já está em estágio avançado de maturação, o que reduz acentuadamente a possibilidade de perdas.

O Deral estima produção de 13,8 milhões de toneladas de milho no Paraná em 2016/17, em uma área de 2,4 milhões de hectares. Para o trigo, a expectativa é de 3,07 milhões de toneladas, com 977 mil hectares.

(Por José Roberto Gomes)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos