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Fnac venderá operações no Brasil para Livraria Cultura

19/07/2017 17h40

PARIS (Reuters) - A varejista francesa de música e livros Fnac anunciou nesta quarta-feira acordo para vender suas operações no Brasil para a Livraria Cultura, por valor não revelado.

A Fnac disse que licenciará a marca Fnac para a nova empresa e fará uma recapitalização para ajudar a companhia a melhorar sua posição de mercado. O grupo francês, porém, não revelou o tamanho da recapitalização, nem forneceu outros detalhes sobre o acordo. A conclusão da venda deve ocorrer nas próximas semanas.

A operação brasileira da Fnac inclui 12 lojas em 7 Estados do país e atividades de comércio eletrônico. A companhia opera no Brasil desde 1999, empregando hoje cerca de 550 funcionários. Segundo a Fnac, as operações no Brasil respondem por menos 2 por cento das vendas anuais do grupo de 7,4 bilhões de euros.

A unidade brasileira da Fnac estava entre várias empresas de varejo de eletrodomésticos e eletrônicos colocados à venda após o modelo de negócios de lojas amplas e baixo giro de estoque se tornar insustentável na pior recessão vivida pelo Brasil.

A Livraria Cultura foi fundada há cerca de 70 anos e possui atualmente 18 lojas e operação de comércio eletrônico. O faturamento em 2016 foi de 380 milhões de reais.

"A união entre os dois grupos criará valores e sinergias, compartilhando culturas similares... e permitirá que a Livraria Cultura diversifique negócios adicionando novas linhas de produtos e serviços", afirmou a empresa em comunicado.

Em um post em sua conta no LinkedIn, o presidente-executivo da Livraria Cultura, Sergio Herz, afirmou que a compra faz parte dos objetivos do grupo de elevar a participação de mercado, passando a ter 29 lojas e ampliando o e-commerce e o catálogo de produtos.

(Por Dominique Vidalon, com reportagem adicional de Aluísio Alves)