Lucro da Electrolux supera previsão no 2º tri impulsionado por América do Norte
ESTOCOLMO (Reuters) - A fabricante de eletrodomésticos Electrolux
A empresa está focada em aumentar a lucratividade sob o comando do presidente-executivo, Jonas Samuelson, que assumiu o cargo no começo do ano passado.
Os esforços para ampliar as margens incluem a descontinuação de linhas não lucrativas para focar em negócios mais promissores em áreas como produtos de lavanderia e cozinha.
O lucro operacional subiu para 1,94 bilhão de coroas suecas (234 milhões de dólares) no segundo trimestre, ante 1,56 bilhão de coroas suecas em igual período de 2016. O resultado superou a previsão de analistas de 1,73 bilhão de coroas suecas em um levantamento da Reuters.
A margem operacional ficou em 6,2 por cento, a mais alta desde o terceiro trimestre de 2010, marcando a primeira vez em que a empresa atingiu a meta de 6 por cento. Analistas previam margem operacional de 5,5 por cento no trimestre.
A Electrolux comentou ainda no balanço que no segundo trimestre a demanda por eletrodomésticos no Brasil "melhorou, embora o ambiente macroeconômico continue fraco". Apesar disso, o resultado das operações da empresa na América Latina mostrou queda de 2,5 por cento nas vendas sob câmbio local, pressionadas pelo Brasil, enquanto na Argentina e Chile houve crescimento.
A lucratividade na América do Norte foi a principal surpresa positiva, com as margens atingindo 8,4 por cento, apesar da contínua pressão de preço e do declínio das vendas de marcas privadas.
A Electrolux prevê redução de despesas de 2,3 bilhões de coroas suecas neste ano, marginalmente acima da estimativa anterior de 2,2 bilhões de coroas.
A empresa ainda confirmou que a elevação dos preços das matérias-primas devem resultar em 1,4 bilhão de coroas em custos.
A rival norte-americana Whirlpool
(1 dólar = 8,2955 coroas suecas)
(Por Johannes Hellstrom)
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