Lucro líquido da Weg cresce 6,7% no 2º tri com redução de custos e despesas

Por Gabriela Mello

SÃO PAULO (Reuters) - A fabricante de motores elétricos e tintas industriais Weg teve lucro líquido de 272,2 milhões de reais no segundo trimestre deste ano, superando em 6,7 por cento o resultado do mesmo período de 2016, conforme a redução de despesas e custos compensou o impacto do câmbio na receita de vendas.

A Weg apurou geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 370,6 milhões de reais, 13,7 por cento maior sobre o segundo trimestre de 2016. A margem Ebitda subiu 2,2 por cento percentuais, para 16,2 por cento.

A receita operacional líquida caiu 2,3 por cento na comparação anual, para 2,28 bilhões de reais. Só no Brasil, a receita cresceu 2,7 por cento na mesma base, para 972,6 milhões de reais, com a empresa citando sinais de normalização do setor industrial brasileiro.

Já no mercado externo, houve recuo de 5,8 por cento em relação ao segundo trimestre de 2016, para 1,308 bilhão de reais.

Enquanto isso, as despesas de vendas, gerais e administrativas consolidadas atingiram 335,9 milhões de reais entre abril e junho, queda de 5,1 por ante igual período do ano passado.

A Weg reduziu em 5,5 por cento o custo de produtos vendidos no segundo trimestre sobre um ano antes, enquanto a margem bruta aumentou 2,4 pontos percentuais, para 29,9 por cento no período, apesar da contínua tendência de alta dos preços de aço e cobre.

"O crescimento das margens é fruto dos esforços de redução de custos e ajuste de capacidade que vêm sendo realizados, além do redesenho de produtos e, principalmente, processos", disse a companhia no material de divulgação do balanço.

Por volta das 11h, as ações da companhia negociadas na B3 recuavam 0,46 por cento, a 19,51 reais, entre as baixas do Ibovespa, que por sua vez subia 0,26 por cento.

Os investimentos da Weg totalizaram 123 milhões de reais nos seis primeiros meses do ano, dos quais 55 por cento fora do Brasil.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos