Bolsas

Câmbio

Filipinas suspendem compras de carne do Brasil por preocupação sanitária

MANILA (Reuters) - As Filipinas suspenderam as importações de carne do Brasil em razão de preocupações sanitárias, na esteira da decisão tomada em junho pelos Estados Unidos de proibir a compra de carne bovina in natura brasileira, depois que vários carregamentos do produto não passaram no controle de qualidade norte-americano.

O secretário de Agricultura filipino, Emmanuel Piñol, disse que uma "equipe de segurança alimentar" irá ao Brasil no dia 26 de julho para inspecionar indústrias exportadoras de carnes.

O Brasil, maior exportador global de carne bovina e de frango, responde por 6 por cento das importações filipinas de carne, segundo a imprensa local.

"Isso envolve a saúde dos consumidores filipinos e nós não podemos tomar esse risco", afirmou Piñol à Reuters.

As Filipinas são um importador menor do produto brasileiro, de acordo com dados da Abiec, associação de exportadores.

De janeiro a maio, as Filipinas compraram o equivalente a 20,8 milhões de dólares de carne bovina do Brasil, que exportou para todos os destinos no período produtos avaliados em 2,6 bilhões de dólares.

A suspensão filipina acontece após um embargo provisório instituído à carne bovina in natura do Brasil pelos Estados Unidos, em função de alegados problemas sanitários.

(Por Enrico dela Cruz)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos