IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Futuros do minério de ferro sobem mais de 3% com força no mercado de aço

25/07/2017 09h41

SYDNEY (Reuters) - Os futuros do minério de ferro na China quebraram uma sequência de três dias de queda nesta terça-feira, com fortes ganhos em um momento em que investidores voltam a focar na força do mercado de aço e após alguns dos maiores produtores globais mostrarem certa dificuldade para cumprir metas de produção.

Ganhos nos mercados de cobre e níquel, fortemente ligados à saúde industrial e econômica da China, também ajudaram a impulsionar o minério de ferro.

O minério de ferro na bolsa de Dalian fechou em alta de 3,24 por cento, a 526,5 iuanes (78 dólares) por tonelada, mais que dobrando os ganhos registrados no início da sessão.

O contrato mais ativo do vergalhão de aço na bolsa de Xangai subiu quase 2 por cento, para 3.568 iuanes (528,59 dólares) por tonelada.

As expectativas do mercado são de que a australiana Fortescue Metals Group anuncie que deverá ficar próxima do limite inferior de sua meta de produção de entre 165 milhões e 170 milhões de toneladas de minério de ferro no ano fiscal de 2017, devido a um clima desfavorável previsto para o segundo semestre em suas minas.

Antes, a mineradora brasileira Vale e a australiana Rio Tinto também já haviam feito alertas sobre suas metas de produção de minério de ferro para 2017, que devem ficar na faixa inferior de suas metas.