Bolsas

Câmbio

Hidrelétrica de Santo Antônio vai recorrer à Justiça após ter redução em oferta de energia

SÃO PAULO (Reuters) - A Santo Antônio Energia (SAE), que reúne os acionistas da hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia, disse nesta quarta-feira em comunicado ao mercado que deve recorrer à Justiça após uma decisão do governo federal que reduziu a oferta de energia atribuída à usina.

O Ministério de Minas e Energia publicou no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira, uma portaria que reduz a garantia física da hidrelétrica de Santo Antônio para 2.328 megawatts médios, ante 2.242 megawatts médios anteriormente.(http://www2.aneel.gov.br/cedoc/prt2017222spde.pdf)

A garantia física representa o montante de energia que a usina pode comercializar no mercado de eletricidade.

"A companhia foi surpreendida pela publicação da portaria ministerial... a SAE adotará, portanto, todas as medidas judiciais cabíveis para neutralizar quaisquer impactos adversos relacionados ao citado ato administrativo", disse a Santo Antônio Energia no comunicado.

A empresa disse também que possui energia suficiente para cumprir seus compromissos, mesmo após a redução de garantia física.

A usina de Santo Antônio, uma das maiores do Brasil, tem como principais acionistas Eletrobras, Cemig e Odebrecht[ODBES.UL].

(Por Luciano Costa)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos