IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Filiação de Bolsonaro ao PEN deve ocorrer na próxima semana, diz presidente do partido

31/07/2017 19h16

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do PEN, deputado estadual paulista Adilson Barroso, afirmou nesta segunda-feira que a filiação do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) está 99,9 por cento certa e deve ser formalizada na próxima semana.

Segundo Barroso, um dos fatores que levaram à mudança de partido foi a percepção da necessidade de mudança tanto dos quadros políticos quanto dos partidos, com vistas à candidatura do parlamentar à Presidência da República em 2018.

"O povo quer mudança", disse o presidente do PEN à Reuters por telefone, lembrando que além de ser recente, a legenda não é investigada pela Lava Jato. 

"O PEN é um partido que optou por não participar de ilegalidades", afirmou. 

Barroso acrescentou que a sigla deve mudar de nome a partir de enquete realizada no site do partido, de acordo com o presidente. "Patriota" era nome mais votado, até o momento da entrevista. 

Bolsonaro tem aparecido com destaque em pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial do ano que vem. De acordo com levantamento do Datafolha divulgado no fim de junho, ele aparece disputando a segunda posição em todos os cenários simulados pelo instituto.

A assessoria do deputado não estava imediatamente disponível para confirmar a mudança de partido.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)