IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produção na área de Libra deve começar até fim de outubro, diz Petrobras

22/08/2017 13h37

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A produção de petróleo da primeira unidade a operar na área de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, deve começar até o fim de outubro, disse um executivo da Petrobras nesta terça-feira, após problemas técnicos atrasarem o início esperado para julho, quando a companhia obteve a licença de operação.

"Estamos falando sobre um atraso de dois ou três meses em relação ao que pretendíamos fazer antes", disse Osmond Coelho, gerente geral para o projeto de Libra da Petrobras, durante um evento no Rio de Janeiro.

A produção seria iniciada por meio de um Teste de Longa Duração (TLD), que tem como objetivo observar o comportamento do reservatório durante a extração do óleo da área, leiloada na primeira rodada sob regime de partilha de produção no Brasil, em 2013, e considerada uma das maiores do país.

Libra teve volumes recuperáveis estimados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris.

A produção estimada para o teste é de 30 mil barris de petróleo por dia.

A Petrobras é a operadora no consórcio que inclui a Royal Dutch Shell, a francesa Total e as companhias chinesas CNPC e CNOOC.

(Por Alex Alper)