IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

CORREÇÃO-Chinesa Cofco avalia venda de parte da Nidera, dizem fontes

23/08/2017 12h55

(Corrige título e 1º parágrafo para esclarecer que eventual venda se trata de parte da Nidera, não toda a unidade; esclarece no 3º parágrafo que se trata de parte da Nidera)

HONG KONG (Reuters) - Depois de pagar centenas de milhões de dólares pela comerciante de grãos Nidera em uma aquisição finalizada há alguns meses, o grupo estatal chinês Cofco está considerando vender parte do problemático negócio, de acordo com pessoas familiarizadas com seus planos.

Com o objetivo de se tornar um competidor global mais forte, a Cofco esperava combinar a Nidera, com sede na Holanda, com a Noble Agri, uma unidade da trading Noble Group, que também começou a comprar em 2014.

Qualquer venda substancial marcaria uma mudança abrupta na estratégia, à medida que a Cofco busca reestruturar seus negócios como parte de uma ampla gama de reformas das empresas estatais chinesas.

Duas fontes disseram que o Cofco contratou o banco de investimento Morgan Stanley para trabalhar em planos para vender a Nidera.

Perdas imprevistas acumuladas pela Nidera e irregularidades contábeis em sua operação na América Latina ajudaram a persuadir a administração da Cofco a buscar formas de alienar a trading.

"As contínuas perdas da Nidera foram piores do que a expectativa da Cofco", disse uma das fontes. "E a questão contábil no negócio brasileiro de Nidera ajudou a acelerar a venda."[nL1N1IS10P]

Não está claro em quanto o negócio seria avaliado, uma vez que o processo está em uma fase inicial, disse uma fonte.

Uma outra fonte disse que a Cofco poderia optar por uma venda total ou parcial, e não se sabe se a Cofco venderia os ativos físicos que a ajudaram a construir uma cadeia global de suprimentos de grãos.

    As fontes declinaram ser nomeadas, uma vez que a Cofco não fez uma oferta pública sobre a Nidera.

Nem a Cofco nem o Morgan Stanley comentaram o assunto imediatamente.

O crescimento da Cofco nos últimos anos estabeleceu um rival significativo para o chamado quarteto "ABCD", das gigantes globais de comércio agrícola Archer Daniels Midland, Bunge, Cargill e Louis Dreyfus Company.

A Cofco pagou cerca de 1,5 bilhão de dólares por uma participação de 51 por cento na Noble Agri em 2014 e mais 750 milhões de dólares pelo restante em dezembro de 2015.

    Em fevereiro, a Cofco tornou-se a única proprietária da Nidera, tendo gradualmente aumentado a sua participação desde 2014. Os detalhes financeiros não foram divulgados, mas os analistas estimam que a empresa chinesa pagou centenas de milhões de dólares pela Nidera.

Em abril, a Cofco combinou as duas empresas sob uma nova divisão, a Cofco International.

(Por Kane Wu e Julie Zhu)