IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Trump alerta que pode encerrar acordo do Nafta

23/08/2017 08h48

PHOENIX, EUA (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou na terça-feira que pode encerrar o tratado de comércio do Nafta com o México e o Canadá depois que as conversas entre os três países falharam em superar profundas diferenças.

Os Estados Unidos, o Canadá e o México encerraram sua primeira rodada de negociações no domingo para renovar o pacto comercial com poucos sinais de avanço. Trump reabriu as negociações sobre o tratado assinado em 1994 por preocupação de que os interesses econômicos dos EUA estivessem sendo prejudicados.

"Pessoalmente, não acho que possamos fazer um acordo. Penso que provavelmente acabaremos encerrando o Nafta em algum momento", disse Trump em uma manifestação política em Phoenix.

Sugerir um encerramento pode ajudar a dar um novo ânimo às negociações, disse Trump: "Pessoalmente, não acho que se possa fazer um acordo sem revogação".

Após as declarações de Trump, o ministro das Relações Exteriores do México, Luis Videgaray, escreveu no Twitter: "Sem surpresas: já estamos em uma negociação. O México permanecerá na mesa com serenidade, firmeza e com o interesse nacional em primeiro lugar."

Em uma declaração conjunta divulgada ao final de cinco dias de negociações em Washington, as principais autoridades comerciais dos três países disseram que o México vai sediar a próxima rodada de negociações entre 1 e 5 de setembro.

As negociações irão para o Canadá mais tarde em setembro e retornarão para os Estados Unidos em outubro, com rodadas adicionais planejadas para o final deste ano.

(Por Steve Holland e Dave Graham)