Trump alerta que pode encerrar acordo do Nafta
PHOENIX, EUA (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou na terça-feira que pode encerrar o tratado de comércio do Nafta com o México e o Canadá depois que as conversas entre os três países falharam em superar profundas diferenças.
Os Estados Unidos, o Canadá e o México encerraram sua primeira rodada de negociações no domingo para renovar o pacto comercial com poucos sinais de avanço. Trump reabriu as negociações sobre o tratado assinado em 1994 por preocupação de que os interesses econômicos dos EUA estivessem sendo prejudicados.
"Pessoalmente, não acho que possamos fazer um acordo. Penso que provavelmente acabaremos encerrando o Nafta em algum momento", disse Trump em uma manifestação política em Phoenix.
Sugerir um encerramento pode ajudar a dar um novo ânimo às negociações, disse Trump: "Pessoalmente, não acho que se possa fazer um acordo sem revogação".
Após as declarações de Trump, o ministro das Relações Exteriores do México, Luis Videgaray, escreveu no Twitter: "Sem surpresas: já estamos em uma negociação. O México permanecerá na mesa com serenidade, firmeza e com o interesse nacional em primeiro lugar."
Em uma declaração conjunta divulgada ao final de cinco dias de negociações em Washington, as principais autoridades comerciais dos três países disseram que o México vai sediar a próxima rodada de negociações entre 1 e 5 de setembro.
As negociações irão para o Canadá mais tarde em setembro e retornarão para os Estados Unidos em outubro, com rodadas adicionais planejadas para o final deste ano.
(Por Steve Holland e Dave Graham)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.