IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BRF buscará novo presidente no mercado, diz Abilio Diniz

31/08/2017 20h46

SÃO PAULO (Reuters) - O novo presidente-executivo da BRF será escolhido fora da companhia, afirmou nesta quinta-feira o presidente do conselho da empresa de alimentos, Abilio Diniz, afastando a possibilidade da multinacional brasileira escolher alguém de seus quadros para guiá-la após a saída de Pedro Faria da presidência no final deste ano.

"Eu preciso de gestor, técnicos essa companhia já tem e são fantásticos...Eu preciso de um gestor de gente", disse Diniz em teleconferência com jornalistas para anunciar a saída de Faria do comando da BRF no final deste ano.

Faria, executivo oriundo da empresa de investimentos Tarpon, assumiu a presidência da BRF em 2015. O executivo, que tem 42 anos e afirmou durante a teleconferência com Diniz que recebeu convite para retornar à Tarpon, ajudará no processo de transição da gestão até o final deste ano.

Questionado se a BRF já tem uma assessoria de recursos humanos contratada para ajudá-la na escolha do novo presidente ou se a empresa já tem algum nome em mente para o posto, Diniz afirmou que "não temos nenhum nome".

Apesar disso, Diniz repetiu que trata-se de um "processo organizado" e que a saída de Faria ocorre em um momento adequado em que a companhia "apresenta números muito mais favoráveis que ano passado". O empresário também negou que o anúncio de troca de presidente tenha ocorrido por pressão de acionistas após a BRF ter passado por episódios que incluíram a operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal no início do ano.

Na gestão de Faria, a BRF passou por um acelerado processo de internacionalização, com abertura de frentes de negócios no Oriente Médio e Ásia e preparação para uma oferta pública inicial de ações das operações de alimentos para o público muçulmano.

Porém, na gestão de Faria a empresa enfrentou também no ano passado dificuldades geradas por aumento acentuado no preço dos grãos e investidores como o fundo soberano de Cingapura (GIC) vinham se mostrando insatisfeitos com os resultados da BRF sob o comando de Faria.

No segundo trimestre, a BRF teve prejuízo líquido de 167 milhões de reais, revertendo resultado positivo de 31 milhões obtido no mesmo período do ano passado, em meio aos impactos da operação Carne Fraca.

(Por Alberto Alerigi Jr., com reportagem adicional de Tatiana Bautzer)