IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Equatorial anuncia compra de 51% da transmissora Intesa por R$273 mi

31/08/2017 10h43

SÃO PAULO (Reuters) - A elétrica Equatorial Energia anunciou a aquisição de 51 por cento da transmissora Integração Transmissora de Energia (Intesa), que opera uma linha de energia entre Belém e Brasília, segundo comunicado da companhia nesta quinta-feira.

A Intesa tinha como principal acionista o Fundo de Investimentos em Participações (FIP) Brasil Energia, que era majoritário no negócio e tinha como sócias duas subsidiárias da estatal Eletrobras, Eletronorte e Chesf, segundo informações do site da empresa.

A Equatorial disse que, como contraprestação pela transferência das ações, assumiu uma obrigação de pagar aos vendedores o valor de aproximadamente 273 milhões de reais, sujeito a ajustes previstos em contrato.

Segundo a companhia, o negócio está sujeito ao aval da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A Equatorial disse que a Intesa teve receita operacional líquida de 101 milhões de reais no ano passado, e fechou o exercício com endividamento líquido de 81 milhões de reais.

A Equatorial controla distribuidoras de eletricidade no Maranhão e no Pará, além de ter ativos em geração e transmissão.

(Por José Roberto Gomes e Luciano Costa)