IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Europa precisa resolver problemas financeiros sem recorrer ao FMI, diz premiê grego

07/09/2017 13h42

ATENAS (Reuters) - A Europa precisa estabelecer instituições para resolver futuras crises financeiras de seus países membros sem ter que recorrer a terceiros como o Fundo Monetário Internacional (FMI), disse nesta quinta-feira o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras.

O FMI, juntamente com a União Europeia (UE), participou em dois dos três pacotes de resgate concedidos à Grécia desde 2010, em troca de medidas impopulares de austeridade.

"A Europa precisa criar instituições apropriadas...para ser capaz de lidar com seus problemas usando as próprias instituições, suas próprias ferramentas de financiamento", afirmou Tsipras a repórteres durante coletiva de imprensa com o presidente francês, Emmanuel Macron, em Atenas.

"Estamos no momento certo...de caminhar nesta direção em que a Europa será capaz de resolver seus próprios problemas sem necessariamente buscar suporte de terceiros", disse o primeiro-ministro grego.

Tsipras ainda destacou que a Grécia está "pronta e determinada" a sair do resgate internacional em agosto do ano que vem.

"Nós estamos absolutamente prontos e determinados a seguir nessa direção e estou certo que nossos credores têm a mesma abordagem de evitar obstáculos e atrasos", afirmou o premiê. "É importante não apenas para Grécia, é importante para a Europa", acrescentou Tsipras.

(Por Lefteris Papadimas)