IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Thyssenkrupp pode chegar a acordo preliminar com Tata Steel este mês

11/09/2017 16h09

FRANKFURT/DUSSELDORF (Reuters) - A Thyssenkrupp pode chegar neste mês a um acordo de princípio para fundir seu negócio de siderurgia europeu com o da Tata Steel, disse o grupo na segunda-feira, acrescentando que as conversas foram construtivas e entraram na etapa final.

Uma porta-voz da Thyssenkrupp disse que as empresas estão próximas de um memorando de entendimento, preparando o caminho para uma análise detalhada dos livros uma da outra e negociações minuciosas antes de criar a segunda maior siderúrgica da Europa.

O presidente-executivo da Thyssenkrupp, Heinrich Hiesinger, está sob pressão para entregar a fusão planejada, particularmente depois do acordo da Tata Steel para reduzir seus passivos previdenciários e após as negociações se arrastarem por um ano e meio.

Hiesinger é a favor de uma joint venture de aço, dizendo que esta é a melhor opção para eliminar o excesso de capacidade no volátil setor de aço, mas atraindo a oposição de sindicalistas, que temem milhares de cortes de empregos.

"O conselho de administração está atualmente em negociações sobre opções estratégicas", disse a porta-voz, acrescentando que uma reunião marcada inicialmente para 12 de setembro foi adiada para 23 e 24 de setembro para garantir que o conselho esteja informado adequadamente.

Os sindicatos mantém oposição ao plano de Hiesinger. preferindo uma cisão que levaria a Thyssenkrupp a listar em bolsa seus ativos saudáveis, incluindo a unidade de elevadores, de modo similar à concessionária RWE.

(Por Georgina Prodhan, Tom Kaeckenhoff e Christoph Steitz)