IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Palocci oferece desfiliação ao PT e questiona: "Somos um partido ou uma seita?"

26/09/2017 21h28

(Reuters) - O ex-ministro dos governos petistas Antonio Palocci ofereceu sua desfiliação do PT em carta enviada ao Diretório Nacional do partido e à presidente nacional da legenda, senadora Gleisi Hoffmann (PR), depois de ter sido duramente criticado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a quem acusou de fazer um "pacto de sangue" com a Odebrecht.

"Até quando vamos fingir acreditar na autoproclamação do 'homem mais honesto do país', enquanto os presentes, os sítios, os apartamentos e até o prédio do Instituto (!!) são atribuídos a Dona Marisa?", questiona Palocci na carta.

“Afinal, somos um partido político sob a liderança de pessoas de carne e osso ou somos uma seita guiada por uma pretensa divindade? Chegou a hora da verdade para nós. De minha parte, já virei essa página. Ao chegar ao porto onde decidi chegar, queimei meus navios. Não há volta.”

Em nota, a presidente do partido diz que "política e moralmente, Palocci já está fora do PT".

"A carta divulgada hoje... é a mensagem de um condenado que desistiu de se defender e quer fechar negócio com o MPF, oferecendo mentiras em troca de benefícios penais e financeiros", diz a senadora Gleisi Hoffmann.

"Palocci decidiu 'queimar seus navios', romper com sua própria história e renegar as causas que defendeu no passado. A forma desrespeitosa e caluniosa como se refere ao ex-presidente Lula demonstra sua fraqueza de caráter e o desespero de agradar seus inquisidores", acrescentou Gleisi.

(Reportagem de Eduardo Simões, em São Paulo, e Lisandra Paraguassu, em Brasília)