IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Estabilidade financeira global melhorou, mas há riscos à frente, diz FMI

11/10/2017 10h12

WASHINGTON (Reuters) - A recuperação econômica global fortaleceu a estabilidade financeira mas as condições monetárias e financeiras frouxas em um cenário de inflação fraca estão elevando os riscos no médio prazo, informou o Fundo Monetário Internacional nesta quarta-feira.

O FMI, cujas reuniões com o Banco Mundial começam em Washington ainda nesta semana, também afirmou que os riscos estão mudando dos bancos, que fortificaram seus balanços patrimoniais, para os mercados financeiros à medida que os spreads de crédito se comprimem, a volatilidade diminui e os preços dos ativos aumentam.

"Embora o aumento do apetite por risco e a procura por rendimentos sejam uma consequência bem-vinda e pretendida das medidas de política monetária não convencionais... há riscos se essas tendências se estenderem muito", afirmou o FMI em seu relatório de estabilidade financeira global bianual.

Uma busca prolongada por rendimentos elevou a sensibilidade do sistema financeiro aos riscos de mercado e de liquidez, disse o Fundo, mantendo esses riscos elevados.

O FMI pediu aos reguladores nacionais para considerarem cuidadosamente qualquer proposta que torne o capital, a liquidez ou padrões prudenciais muito frouxos, "dado de seu potencial para prejudicar a agenda de harmonização regulatória global."

(Por Lindsay Dunsmuir)