IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Klabin tem alta de quase 13 vezes no lucro líquido do 3º trimestre

26/10/2017 10h12

SÃO PAULO (Reuters) - A Klabin teve lucro líquido de 391 milhões de reais no terceiro trimestre, quase 13 vezes superior ao resultado positivo de 31 milhões obtido em igual período do ano passado, disse a empresa citando melhores preços de papel e celulose.

A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado foi de 750 milhões de reais no período de julho a setembro, 28 por cento acima do valor obtido um ano antes.

"Com melhores preços internacionais de kraftliner (papel para embalagem) e celulose e com o bom momento no mercado de produtos convertidos no Brasil, as vendas cresceram no mercado doméstico e nas exportações", afirmou a companhia no balanço.

A Klabin elevou o volume de vendas em 7 por cento no terceiro trimestre, para 843 mil toneladas, ampliando o percentual comercializado Brasil em cinco pontos percentuais na comparação anual, para 49 por cento, em meio a um ambiente de relativa estabilidade do câmbio.

Com a alta do Ebitda e redução do endividamento líquido de 3 por cento, o nível de alavancagem da Klabin caiu para 4,4 vezes no terceiro trimestre ante 5,1 vezes no mesmo período do ano passado e 4,9 vezes no segundo trimestre deste ano.

Ajudou no desempenho uma queda de 61 por cento nos investimentos, para 216 milhões de reais, informou a Klabin no balanço.

O custo caixa de produção de celulose, porém, teve crescimento na comparação trimestral, subindo de 663 reais por tonelada entre abril e junho para 681 reais nos três meses encerrados em setembro. A empresa afirmou que os custos foram impactados por eventos não recorrentes que atingiram principalmente o mês de agosto, mas que em setembro o custo caixa estava em patamar abaixo do verificado no segundo trimestre.

Em termos totais, o custo caixa da Klabin no terceiro trimestre foi de 1.751 reais a tonelada, queda de 2 por cento sobre o mesmo período do ano passado.

A produção de celulose da Klabin subiu 22 por cento no terceiro trimestre ante o mesmo período do ano passado, para 358 mil toneladas, e as vendas totais subiram 12 por cento, para 353 mil toneladas de celulose, na mesma comparação.

(Por Alberto Alerigi Jr.)