IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lucros da Exxon e Chevron saltam no 3º tri com elevação do preço do petróleo

27/10/2017 13h03

HOUSTON (Reuters) - A Exxon Mobil e a Chevron, duas das maiores produtoras de petróleo do mundo, disseram nesta sexta-feira que seus lucros trimestrais subiram cerca de 50 por cento, impulsionados pelo aumento dos preços da commodity e custos mais baixos.

Os resultados mostraram maior geração de caixa em ambas as empresas e na indústria em geral, com investidores mantendo pressão para uma disciplina de capital em todo o setor de energia.

Em ambas as empresas, porém, os resultados também refletiram a dependência que elas têm em relação às oscilações dos preços da commodity ara melhorar os resultados.

Na Exxon, os resultados superaram as expectativas, apesar do impacto do furacão Harvey, que fechou muitas refinarias da Costa do Golfo dos Estado Unidos em agosto.

O lucro líquido do terceiro trimestre da Exxon subiu para 3,97 bilhões de dólares, ou 0,93 dólar por ação, ante 2,65 bilhões de dólares, ou 0,63 dólar por ação no mesmo período do ano passado. Excluindo os efeitos do furação, o lucro foi de 0,97 dólar, ante expectativa de analistas de um lucro de 0,87 dólar, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.

Na Chevron, a baixa contábil de suas operações em Bangladesh e uma queda na produção dos EUA pesaram sobre os resultados, que ficaram abaixo das expectativas de Wall Street por uma ampla margem. O lucro da Chevron subiu para 1,95 bilhão de dólares, ou 1,03 dólar por ação, ante 1,28 bilhão de dólares, ou 0,68 dólar por ação, um ano antes. Excluindo itens extraordinários, a Chevron lucrou 0,85 dólar ação, ante expectativa de analistas de um lucro de 0,98 dólar por ação, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.

Apesar de não ter ficado abaixo da estimativa, a Chevron disse que seus resultados estavam na direção certa, com os gastos em grandes projetos sendo reduzidos.

(Por Ernest Scheyder)