Bolsas

Câmbio

Banço suíço lançará contratos futuros de bitcoin para permitir apostas contra a criptomoeda

ZURIQUE (Reuters) - O banco suíço Vontobel disse que começará na sexta-feira a negociar os primeiros dois mini contratos futuros para a venda de bitcoins, dando aos investidores uma ferramenta para apostar contra o valor da volátil criptomoeda ou fazer hedge envolvendo posições de bitcoins.

O lançamento dos dois mini contratos futuros na bolsa de valores suíça pelo segundo maior provedor de produtos estruturados do país acontece após o CME Group, maior operador de mercado de derivativos do mundo, anunciar que lançará contratos futuros para bitcoin no fim deste ano.

Quando o valor da bitcoin cai 10 por cento, o valor do mais conservador dos mini contratos futuros aumenta em quase 6 por cento, enquanto o outro ganha quase 10 por cento, de acordo com os termos e condições publicados pelo Vontobel nesta quinta-feira.

O valor da bitcoin flutuou fortemente este mês, caindo 29 por cento na semana passada ante a máxima recorde atingida em 8 de novembro, de 7.888 dólares, e então recuperando mais de um terço de seu valor nos últimos quatro dias.

No ano, a bitcoin acumula valorização de mais de 600 por cento, uma ascensão meteórica que fez muitos especialistas a alertarem para a formação de uma bolha que está poderia estar perto de estourar.

Os mini contratos futuros são instrumentos derivativos que combinam ferramentas de futuros e opções e são negociados por consideravelmente menos que os contratos futuros regulares.

A criptomoeda permanece um investimento "especulativo" que prospera devido a sua natureza anônima, disse o presidente-executivo da BlackRock, Larry Fink, na segunda-feira. O presidente do JPMorgan, Jamie Dimon, afirmou mais cedo neste ano que a bitcoin é uma fraude e que demitiria qualquer um dos operadores do banco que negociarem com a moeda.

(Por Joshua Franklin e Oliver Hirt; reportagem adicional de Jemima Kelly)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos