IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CORREÇÃO-Dólar tem leves oscilações contra real antes de feriado e de olho em movimentação política

17/11/2017 10h42

(Corrige o 3º parágrafo que o mercado futuro estará fechado na 2ª-feira, e não o à vista)

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar registrava leves oscilações ante o real nesta sexta-feira, com os investidores assumindo postura de cautela antes de feriado prolongado em algumas cidades brasileiras em meio às negociações políticas do governo para tentar aprovar a reforma da Previdência.

Às 10:42, o dólar recuava 0,16 por cento, a 3,2745 reais na venda, depois de terminar a véspera em queda de 0,90 por cento, a 3,2797 reais. O dólar futuro tinha estabilidade.

O mercado futuro de câmbio ficará fechado na segunda-feira já que São Paulo é uma das cidades que comemora o feriado do Dia da Consciência Negra, mas o mercado à vista estará funcionando, com liquidez bastante baixa. Assim, muitos investidores devem optar por não montar posições, também de olho na movimentação do governo em torno da reforma ministerial.

"O final de semana prolongado --que deve enxugar um pouco o volume --e as expectativas sobre a reforma da Previdência devem deixar o mercado ainda mais cauteloso", disse o diretor de operações da corretora Mirae, Pablo Spyer.

Após reação negativa da base aliada, o presidente Michel Temer desistiu de uma reforma ampla e vai fazer apenas mudanças pontuais em ministérios, com o objetivo de garantir os votos necessários para aprovar uma versão enxuta das mudanças na Previdência. [nL1N1NM2I4]

"A não-aprovação da reforma neste ano pode acarretar em rebaixamento do rating brasileiro no começo do ano que vem", advertiu Spyer.

No exterior, os investidores monitoram o avanço da reforma tributária no Congresso dos Estados Unidos, depois que a Câmara aprovou o texto na véspera. No Senado, entretanto, ele encontra resistências e pode ser mais difícil a aprovação. [nE6N1L807H]

A moeda norte-americana cedia ante divisas de países emergentes, como o rand sul-africano e os pesos chileno e mexicano.