Bolsas

Câmbio

Preço médio da gasolina no Brasil atinge máxima pela 2ª semana seguida, diz ANP

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O preço médio da gasolina no Brasil subiu 0,7 por cento nesta semana frente à semana anterior, atingindo uma nova máxima nominal no Brasil, apontou levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis nesta sexta-feira.

O preço da gasolina atingiu uma média de 3,966 reais por litro, ante 3,938 reais na semana passada, segundo pesquisa da ANP.

Foi o segundo recorde semanal consecutivo dos preços da gasolina no país, após a Petrobras elevar algumas vezes as cotações em suas refinarias na semana passada.

A gasolina tem renovado máximas nominais (sem considerar a inflação) nas bombas em uma série histórica da ANP iniciada em 2013, ajudado pela decisão do governo federal de elevar tributos dos combustíveis (PIS/Cofins) no fim de julho.

O avanço aconteceu apesar de a Petrobras ter reduzido o preço do combustível nesta sexta-feira em 3,8 por cento, na maior queda em um único dia desde o início de julho, após um recuo expressivo nas cotações internacionais.

Segundo a pesquisa da ANP, a cotação do diesel nos postos brasileiros registrou alta de 0,8 por cento, para 3,268 reais por litro.

No caso do etanol hidratado, houve avanço de 0,5 por cento, para 2,758 reais por litro.

(Por Marta Nogueira)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos