Bolsas

Câmbio

Ações europeias fecham semana com ganhos

LONDRES (Reuters) - Os mercados acionários europeus fecharam com leves variações nesta sexta-feira, com os ganhos de importantes as ações financeiras ajudando o índice pan-europeu STOXX 600 a interromper a série de perda de duas semanas.

O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,12 por cento, a 1.520 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,13 por cento, a 387 pontos. Na semana, no entanto, o índice acumulou ganhos de 0,7 por cento.

O índice DAX da Alemanha avançou 0,4 por cento, uma vez que a crescente perspectiva de grande coalizão no país impulsionou a confiança nos mercados da região, com o índice alemão travado perto na marca de 13 mil pontos nas últimas duas semanas.

"Há muito empenho lá para resolver a situação sem recorrer a outras eleições", disse o analista de mercado do City Index Ken Odeluga, acrescentando que a desaceleração da alta do euro também sustentou os mercados alemães.

O partido Social Democrata alemão informou que estava pronto para negociar com outras legendas para romper o impasse político.

"A crise política alemã não parece muito semelhante a uma crise", escreveu em nota o economista-chefe da UBS Wealth Management, Paul Donovan.

Embora as notícias corporativas fossem esparsas, as ações das empresas de consumo básico foram destaque depois que a China informou que vai reduzir as tarifas de importação de alguns produtos de consumo.

As ações da Danone subiram 0,77 por cento e as da Diageo tiveram alta de 0,3 por cento.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,10 por cento, a 7.409 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,39 por cento, a 13.059 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,20 por cento, a 5.390 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,08 por cento, a 22.416 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,21 por cento, a 10.053 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,50 por cento, a 5.283 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos