BC da Índia mantém taxa de juros em 6% e postura de política monetária "neutra"
MUMBAI (Reuters) - O Banco Central da Índia manteve sua taxa de juros nesta quarta-feira, conforme esperado, depois que a inflação acelerou para a máxima de sete meses e que o crescimento econômico mais forte reduziu a necessidade de estímulo monetário.
Dos 54 analistas entrevistados em pesquisa da Reuters, 52 previram que a taxa de recompra seria mantida pela segunda reunião consecutiva em 6,0 por cento, o nível mais baixo desde novembro de 2010.
O banco central também manteve a taxa de recompra reversa em 5,75 por cento.
As decisões desta quarta-feira eram amplamente esperadas depois que a taxa anual de inflação ao consumidor subiu em outubro para 3,58 por cento, impulsionada pelos preços mais altos dos alimentos e do petróleo. O número ainda é baixo para os padrões indianos, mas não está muito longe da meta do banco central de 4 por cento.
O banco central manteve sua posição de política monetária "neutra", o que pode deixar a porta aberta para uma mudança nas taxas de juros na próxima reunião, em fevereiro. O banco central disse que vai acompanhar o crescimento econômico e os dados da inflação, acrescentando que os riscos para ambos estão "equilibrados".
(Por Swati Bhat e Suvashree Dey Choudhury)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.