IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC do México eleva taxa de juros a 7,25% e está pronto para atuar se necessário

15/12/2017 10h36

CIDADO DO MÉXICO (Reuters) - O banco central do México elevou sua taxa de juros na quinta-feira diante da intensificação das pressões inflacionárias e disse estar disposto a agir quando necessário para frear o aumento dos preços.

O Banco do México elevou a taxa interbancária de um dia para 7,25 por cento, ante os 7,00 por cento que vigoravam desde junho, na primeira decisão com Alejandro Díaz de León à frente da entidade e após o aumento dos juros pelo Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos.

A decisão não unânime impulsionou brevemente o peso e ficou em linha com as expectativas de uma pesquisa da Reuters, na qual 17 dos 31 especialistas esperavam um aumento de 0,25 ponto percentual.

"O Conselho ficará vigilante e, se necessário, tomará as atitudes correspondentes assim que necessário para garantir a manutenção de uma postura monetária que fortaleça a ancoragem das expectativas de inflação de médio e longo prazos e faça-a convergir para a meta", informou em seu anúncio.

O banco central disse que "as perspectivas de inflação se tornaram mais complexas" devido a pressões sobre a taxa de câmbio desde o terceiro trimestre, especialmente associadas à renegociação do Acordo de Livre Comércio (Nafta) e à normalização da política monetária dos Estados Unidos.

A inflação no México acelerou mais do que o esperado em novembro para 6,63 por cento, perto da máxima de 6,66 por cento na comparação anual em agosto, seu maior nível em 16 anos.

(Por Sharay Angulo e Sheky Espejo)