Bolsas

Câmbio

Locamerica compra Unidas e cria 2a maior empresa de locação de veículos no país

SÃO PAULO (Reuters) - As empresas de gerenciamento de frotas e aluguel de automóveis Locamerica e Unidas anunciaram nesta quinta-feira um acordo para junção de seus negócios.

A Locamerica vai incorporar todas as ações das Unidas, que manterá a personalidade jurídica e patrimônio próprio, de acordo com fato relevante conjunto.

Pelo acordo, a Locamerica vai comprar 40,3 por cento capital da Unidas pertencente aos fundos Principal, Vince, Kinea, Gavea e Enterprise por 398,6 milhões de reais, enquanto o Fitpart Capital Partners comprará outros 9,4 por cento por 92,9 milhões.

As demais ações da Unidas serão incorporadas na proporção de uma ação da Unidas por 1,059096 da Locamerica. Assim, a Locamerica emitirá para acionistas da Unidas 34,47 milhões de ações, que representam 29,9 por cento do seu capital social.

O acordo também prevê que a Principal e a Enterprise, acionistas da Unidas, passarão a integrar o bloco de controle da empresa resultante da fusão.

"Espera-se que a combinação dos negócios capture significativas sinergias operacionais, administrativas e econômico-financeiras bem como da otimização da estrutura de capital das companhias, tornando a Locamerica-Unidas a segunda maior empresa do país no segmento e consolidando efetivamente a liderança do grupo no segmento de terceirização de frotas", disseram as empresas no fato relevante.

Na conclusão de operação, a Locamerica-Unidas terá mais de 100 mil carros, 234 lojas de locação e 72 lojas de seminovos.

Às 14h38, a ação da Locamerica subia 11 por cento, a 19,00 reais. O Ibovespa subia 0,21 por cento.

A Unidas cancelou um pedido de registro para uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) em fevereiro, citando condições desfavoráveis de mercado.

(Por Raquel Stenzel)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos