IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Presidente do BC do Japão mostra otimismo sobre economia e iene tem máxima de 4 meses ante dólar

15/01/2018 09h54

Por Leika Kihara e Stanley White

TÓQUIO (Reuters) - O presidente do banco central do Japão, HaruhikoKuroda, ofereceu uma visão positiva sobre a economia e a inflação nesta segunda-feira, levando o iene à máxima de quatro meses contra o dólar em meio à especulação de que pode acabar com a política monetária ultrafrouxa mais cedo do que o esperado.

Os mercados financeiros ignoraram o alerta de Kuroda de que o Banco do Japão vai manter o forte estímulo, em um sinal do nervosismo dos investidores sobre quando pode seguir outros bancos centrais e reduzir o estímulo adotado na crise.

O banco central também ofereceu sua visão mais otimista sobre as regiões do Japão em quase uma década em um relatório trimestral, destacando sua convicção de que uma recuperação ampla ajudará a acelerar a inflação a sua ambiciosa meta de 2 por cento.

Kuroda disse em um discurso a autoridades do banco central que o núcleo da inflação ao consumidor está "em torno de 1 por cento", uma ligeira mudança em relação a três meses atrás, quando disse que estava em torno de zero.

"A economia deve continuar a expandir moderadamente", acrescentou, reiterando seu otimismo sobre as perspectivas de uma recuperação sustentada.

As declarações fizeram o dólar cair a 110,58 ienes , diante das compras de alguns operadores devido às expectativas de que o banco central possa reduzir o estímulo mais cedo do que o esperado.