Bolsas

Câmbio

Sanepar tem queda de 3% no lucro do 4º trimestre

SÃO PAULO (Reuters) - A companhia saneamento do Estado do Paraná, Sanepar , teve lucro líquido de 154,2 milhões de reais no quarto trimestre, queda de cerca 3 por cento sobre um ano antes.

A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), porém, subiu 48 por cento, para 383,8 milhões de reais no período.

O resultado foi afetado por um aumento de 48 por cento no investimento da companhia no quarto trimestre sobre um ano antes, para 319,3 milhões de reais. Os recursos foram aplicados em melhoria e expansão dos sistemas de produção e distribuição de água e tratamento de esgoto e resíduos sólidos.

Pesou ainda um aumento nas despesas financeiras líquidas, que passaram de 40,9 milhões de reais para 122,4 milhões.

A Sanepar teve receita operacional líquida de 1,02 bilhão de reais, crescimento de 10,7 por cento sobre o quarto trimestre de 2016. Enquanto isso, os custos administrativos, que incluem pessoal, energia e serviços de terceiros, ficaram praticamente estáveis, a 158,5 milhões de reais.

A provisão para perdas com créditos subiu 4,2 por cento, a 172,9 milhões de reais, "influenciada principalmente pelos particulares, no entanto, continua convergindo com o setor de saneamento, considerado dentro da normalidade".

A Sanepar não informou no balanço o índice de perdas de água por ligação no trimestre, mas no ano o indicador foi de 33,7 por cento, abaixo do índice nacional de 36,7 por cento, afirmou a companhia no balanço.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos