IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

STF homologa acordo sobre planos econômicos Color I e II

06/02/2018 12h29

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes homologou o acordo dos planos econômicos Color I e II, informou a Advocacia Geral da União (AGU) nesta terça-feira, em mais uma decisão referente ao ressarcimento de perdas causadas a poupadores.

Na decisão, Gilmar deu prazo de dois anos para adesão ao acordo, que prevê descontos que variam de 8 a 19 por cento no valor a ser restituído pelas instituições bancárias aos clientes caso os valores devidos passem de 5 mil reais. Para quem tem a receber até este montante, o pagamento será feito à vista, sem qualquer abatimento.

Leia também:

Em meados de dezembro, o ministro do STF Dias Toffoli já havia homologado acordo para os processos que estavam sob sua relatoria, envolvendo os planos Planos Bresser, Verão e Collor I, já que em parte desses acordos há sobreposição de planos econômicos. Outro ministro do STF, Ricardo Lewandowski, é relator de processos envolvendo os cinco planos econômicos e ainda não homologou os acordos.

Em nota, a AGU pontuou que a medida de Gilmar "é considerada um importante avanço nesta que é a maior conciliação judicial da história, uma vez que tem potencial para encerrar mais de um milhão de processos".

Em dezembro, o AGU informou que haviam aderido ao acordo os bancos Itaú Unibanco, Bradesco, Santander Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, sendo que outros bancos tinham um prazo de até 90 dias para também fazerem o mesmo.

(Por Marcela Ayres e Ricardo Brito)

Se não sabe responder a estas 5 questões, será muito difícil ficar rico

UOL Notícias