Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Maia defende autonomia do Banco Central em reunião com Ilan

07/02/2018 14h58

(Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quarta-feira que iniciou as discussões sobre a autonomia do Banco Central em encontro com o presidente da autoridade monetária, Ilan Goldfajn, e defendeu esta mudança, afirmando que ela teria impacto positivo na economia.

Maia lembrou que é autor de um projeto de lei que trata da autonomia do BC e avaliou que seria importante votar esta matéria ainda no primeiro semestre deste ano.

No encontro com Ilan, Maia disse que também discutiu pautas legislativas de interesse do Banco Central e formas de reduzir o spread bancário, a diferença entre o custo de captação de recursos dos bancos e os juros cobrados aos consumidores.

"Iniciamos muito levemente a retomada de um debate que eu tenho até um projeto de lei meu, que eu acho muito importante, que é tratar da autonomia do Banco Central", disse Maia a jornalistas em Brasília.

"Eu acho que isso também tem impacto na economia muito forte. Acho que se a gente conseguisse avançar neste tema e nesse debate e até votar, se tiver agenda nesse primeiro semestre, seria muito bom", disse o presidente da Câmara.

Atualmente o presidente do Banco Central tem status de ministro, mas, diferentemente de outros países em que a autonomia do BC é formal, o presidente da instituição não tem mandato e pode ser demitido pelo presidente da República a qualquer momento.

Na véspera, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (MDB-RR), também lembrou ter um projeto de independência do Banco Central ao defender que 2018 será um ano curto para aprovar medidas econômicas no Legislativo.

(Por Eduardo Simões, em São Paulo)