IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANP aprova 14 empresas para leilão de blocos de petróleo; avalia outras

21/02/2018 19h01

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Quatorze empresas tiveram pedidos de inscrição julgados e aprovados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para participar da próxima rodada de licitações de blocos exploratórios de óleo e gás no Brasil, sob regime de concessão, em 29 de março.

Dentre as empresas aprovadas em uma primeira etapa de avaliação estão as gigantes Petrobras, Exxon, Shell, Chevron, Repsol, BP, Rosneft, Total e Petronas, informou a autarquia nesta quarta-feira, em nota à imprensa. Também foram aprovadas Parnaíba Gás Natural, QPI, Murphy, Premier Oil do Brasil e Cobra Brasil.

Na hipótese de todos os 70 blocos ofertados serem arrematados sem ágio, o bônus arrecadado pelo governo somaria 4,8 bilhões de reais. Mas as próprias autoridades já indicaram que algumas áreas poderão não ser vendidas.

Segundo a ANP, do total de empresas aprovadas até agora para a chamada 15ª Rodada de blocos exploratórios de petróleo e gás, 11 estão inscritas para ofertas de blocos em mar e quatro para blocos em terra, sendo que a Petrobras está inscrita para ambas.

As inscrições foram avaliadas nesta quarta-feira pela Comissão Especial de Licitação (CEL). Uma nova reunião, em 5 de março, irá avaliar as demais inscrições realizadas.

A autarquia informou que, ao todo, 17 empresas preencheram o formulário de inscrição para áreas marítimas e cinco para áreas terrestres. Pode haver empresas inscritas nos dois tipos de áreas.

O total de inscrições da 15ª Rodada ficou abaixo das 36 empresas inscritas para participar da 14ª Rodada de licitações, sob regime de concessão, em setembro de 2017, que ofertou 287 blocos no mar e em terra.

A 15ª Rodada vai ofertar blocos nas bacias sedimentares marítimas do Ceará, Potiguar, Sergipe-Alagoas, Campos e Santos e nas bacias terrestres do Parnaíba e do Paraná.

Um leilão do pré-sal, sob regime de partilha, também está previsto para ocorrer neste ano, em junho.

(Por Marta Nogueira)