IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Crescimento empresarial da zona do euro desacelera em fevereiro mas permanece forte, mostra PMI

21/02/2018 07h16

Por Jonathan Cable

LONDRES (Reuters) - O crescimento empresarial da zona do euro desacelerou mais do que o esperado neste mês mas permanece forte uma vez que preços mais altos e a moeda mais forte impactam a região, mas as empresas apresentam o maior nível de otimismo em ao menos cinco anos e meio, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O PMI preliminar de fevereiro indica que o ritmo de crescimento registrado pela zona do euro em fevereiro, o mais forte em bem mais de uma década, perdeu força.

O PMI Composto do IHS Markit caiu a 57,5 este mês, abaixo de todas as projeções em pesquisa da Reuters cuja mediana era de um recuo de 58,5 sobre a leitura final de janeiro de 58,8.

As empresas mostraram otimismo, com o subíndice que mede onde elas acreditam que a produção estará em um ano subindo a 68,3 de 68,0, nível mais alto desde que o IHS Markit começou a compilar os dados em julho de 2012.

O PMI sobre o setor de serviços igualou a projeção mais baixa na pesquisa da Reuters e caiu a 56,7, de 58,0, ficando abaixo da expectativa de 57,6.

A indústria também teve um mês mais fraco que o esperado, com o PMI do setor indo a 58,5 de 59,6, também igualando a projeção mais baixa na pesquisa. A expectativa era de 59,3.