Arthur Virgílio diz que não participará de prévias e Alckmin torna-se virtual candidato tucano ao Planalto
SÃO PAULO (Reuters) - O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, anunciou nesta sexta-feira que não participará das prévias do PSDB para definir o candidato do partido à Presidência da República nas eleições de outubro e, com isso, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, torna-se o virtual postulante ao Palácio do Planalto.
Virgílio disse discordar do modelo de prévias anunciado nesta sexta pelo PSDB, que classificou de "fraude", especialmente o fato de haver apenas um debate entre os postulantes à candidatura tucana.
"Eu não desisti. Eu denunciei um fato, uma aberração", disse Virgílio à Reuters por telefone. "É uma fraude e eu não participo disso. Eu simplesmente não posso entrar", acrescentou o prefeito, que fez duras críticas a Alckmin.
"Eu tenho uma impressão muito ruim dele (Alckmin) hoje, ao ponto de eu me sentir muito incompatibilizado com a ideia de votar nele. Não sinto que ele tenha me tratado com respeito e eu não tenho respeito por ele", disparou.
Como nenhum outro tucano, além de Alckmin e Virgílio, declarou intenção de disputar as prévias, o governador paulista deverá ser o único inscrito na disputa.
O secretário-geral do partido e presidente da comissão eleitoral interna, deputado Marcus Pestana (MG), disse à Reuters que, caso apenas um candidato se inscreva para as prévias até o dia 5 de março, não haverá consulta interna. Assim, o inscrito será o candidato tucano ao Planalto.
Mais cedo, o PSDB definiu que as prévias serão realizadas em 18 de março e que o único debate entre os candidatos ocorrerá no dia 14 de março, com transmissão pela Internet.
"São três datas fundamentais. Dia 5 de março o prazo para inscrição das candidaturas, dia 14 de março o debate e no dia 18 de março as prévias", afirmou Pestana por telefone.
A comissão eleitoral interna também será composta pelo ex-ministro das Comunicações Pimenta da Veiga e pelo coordenador jurídico do PSDB, deputado federal Carlos Sampaio (SP).
A resolução assinada nesta sexta determina ainda regras para inscrição. Os interessados em disputar as prévias terão de estar filiados ao partido há ao menos dois anos e precisarão do apoio de 20 por cento das bancadas de deputados e senadores da legenda ou de 20 por cento do Diretório Nacional, disse Pestana.
(Reportagem de Eduardo Simões)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.