Confiança do comércio no Brasil sobe em fevereiro e aponta retomada das vendas, diz FGV
SÃO PAULO (Reuters) - A confiança do comércio no Brasil atingiu em fevereiro o nível mais alto em quase quatro anos e apontou retomada das vendas, ainda que a recuperação seja gradual, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
O Índice de Confiança do Comércio (Icom) do Brasil registrou em fevereiro avanço de 0,4 ponto e foi a 95,5 pontos, patamar mais elevado desde os 97,8 pontos de abril de 2014.
"Um aspecto positivo dos resultados do primeiro bimestre de 2018 é o expressivo avanço dos indicadores de satisfação com a situação atual, retratando um quadro de recuperação de vendas e margens", explicou o coordenador da Sondagem do Comércio da FGV IBRE, Rodolpho Tobler, em nota.
A melhora da confiança teve como principal influência a alta de 4,8 pontos do Índice da Situação Atual (ISA-COM), para 92,8 pontos, resultado mais alto desde agosto de 2014.
Por outro lado, o Índice de Expectativas (IE-COM) caiu 4 pontos no mês, para 98,4 pontos, e o fato de ter ficado abaixo de 100 pontos aponta, segundo Tobler, que a recuperação continuará ocorrendo de maneira gradual.
O resultado do comércio vai na contramão das perdas vistas na confiança do setor de construção e também do consumidor.
(Por Camila Moreira)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.