STJ marca julgamento de pedido que pode evitar prisão de Lula
BRASÍLIA (Reuters) - A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) marcou para a próxima quinta-feira o julgamento de um recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a fim de evitar a prisão do petista logo após o julgamento do recurso, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que questionou a condenação dele no caso do apartamento tríplex.
Em janeiro, Lula --que lidera as pesquisas de intenção de voto ao Palácio do Planalto-- foi condenado por unanimidade pelo TRF-4 a 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado no processo.
A defesa dele apresentou uma série de recursos no STJ e no Supremo Tribunal Federal (STF). O STJ já havia rejeitado liminar nesse pedido e agora vai apreciar o mérito.
O Ministério Público Federal apresentou parecer em que defende a execução imediata da pena contra Lula, alegando que o ex-presidente já foi condenado em primeira e segunda instâncias, na linha do atual entendimento do STF.
A defesa do petista, entretanto, tenta impedir a detenção, com o argumento de que ele só pode ser encarcerado após o julgamento de todos os recursos cabíveis, o chamado trânsito em julgado.
(Reportagem de Ricardo Brito)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.