Bolsas

Câmbio

Glencore adquire mina da Rio Tinto e projeto de carvão na Austrália por US$1,7 bi

Por Tom Westbrook

SYDNEY (Reuters) - A Glencore está comprando a mina de carvão Hail Creek da Rio Tinto e o projeto de carvão Valeria, na Austrália, por 1,7 bilhão de dólares, fortalecendo a gigante suíça de trading e mineração à medida que seus rivais deixam a indústria.

A aquisição, anunciada por ambas as companhias nesta terça-feira, segue-se à compra pela Glencore de metade das operações de carvão da Hunter Valley, também na Austrália, por 1,1 bilhão de dólares no ano passado, em um acordo com a chinesa Yancoal Australia.

A Glencore já é a maior exportadora mundial de carvão térmico usado pelas usinas de energia, e a Hail Creek dará à empresa uma participação maior no carvão metalúrgico usado na produção de aço.

A venda consiste na participação de 82 por cento da Rio Tinto na mina operacional de Hail Creek e sua participação de 71,2 por cento no projeto Valeria, informou a empresa em comunicado.

A Rio Tinto tomou uma decisão estratégica em 2017 de sair do negócio de carvão e focar em minério de ferro, cobre e na divisão de alumínio.

(Por Tom Westbrook; reportagem adicional de Chris Thomas, em Bangalore; Melanie Burton, em Melbourne; e Yuka Obayashi, em Tóquio)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos