IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Canadá negocia ajuda financeira à empresa de oleoduto para resolver crise, diz primeiro-ministro

15/04/2018 16h12

Por David Ljunggren

OTTOWA (Reuters) - O governo canadense pretende conversar com a empresa Kinder Morgan Canada sobre uma possível ajuda financeira para acabar com a crise envolvendo um projeto de oleoduto, afirmou neste domingo o primeiro-ministro do país, Justin Trudeau.

Trudeau falou depois de uma reunião de emergência com o primeiro-ministro da Columbia Britânica, que se opõe aos planos da Kinder Morgan de quase triplicar a capacidade do oleoduto Trans Mountain, da província de Alberta para a costa oeste.

"Instruí o ministro das Finanças a iniciar discussões formais com a Kinder Morgan, cujo resultado será remover a incerteza pendente sobre o projeto de expansão do oleoduto Trans Mountain", disse Trudeau a jornalistas.

"A construção continuará", acrescentou o primeiro-ministro, que interrompeu uma viagem ao exterior para voltar a Ottawa para a reunião. A Kinder Morgan Canada, parte da Kinder Morgan Inc, ameaça abandonar o projeto.

Os governos federal e da província de Alberta já sugeriram que podem participar do projeto.

A premiê de Alberta, Rachel Notley, que também participou das negociações em Ottawa, disse que estava convencida de que a expansão seria feita se o acordo de assistência financeira pudesse ser resolvido.

O primeiro-ministro da Columbia Britânica, John Horgan, disse após a reunião que não mudou sua posição de que os riscos de um vazamento do oleoduto são grandes demais.

(Por David Ljunggren)