IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Caixa reduz juros do crédito imobiliário e eleva cota de financiamento de imóveis usados

16/04/2018 11h15

SÃO PAULO (Reuters) - A Caixa Econômica Federal reduziu os juros do crédito imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo e elevou a cota de financiamento de imóveis usados, informou o banco estatal nesta segunda-feira em comunicado.

As taxas de juros mínimas recuaram 1,25 ponto percentual para 9 por cento ao ano no caso de imóveis dentro do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e para 10 por cento para imóveis enquadrados no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).

No SFH estão enquadrados imóveis residenciais de até 800 mil reais em todo país, exceto Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, onde o limite é de 950 mil. Moradias acima dos limites do SFH são enquadrados no SFI.

"O objetivo da redução é oferecer as melhores condições para os nossos clientes, além de contribuir para o aquecimento do mercado imobiliário e suas cadeias produtivas", disse o novo presidente da Caixa, Nelson Antônio de Souza, sobre as medidas.

A Caixa também anunciou a elevação do limite de cota de financiamento do imóvel usado para 70 por cento, ante 50 por cento, e a retomada do financiamento de operações de interveniente quitante (imóveis com produção financiada por outros bancos) com cota de até 70 por cento.

Todas as medidas são válidas a partir desta segunda-feira.

O banco afirma que possui 82 bilhões de reais para o crédito habitacional para 2018 e que mantém liderança no setor com cerca de 70 por cento das operações para aquisição de casa própria.

(Por Raquel Stenzel)