IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Sindicato chega a acordo inicial, mas greve contiinua em subsidiária da Latam

17/04/2018 13h45

SANTIAGO (Reuters) - A Latam Airlines e um sindicato de comissários de bordo da subsidiária LAN Express chegaram a um acordo inicial nesta terça-feira, afirmou a empresa, mas o sindicato alertou que a greve que já dura uma semana continuará até que haja um acordo.A vice-presidente da Latam Claudia Sender disse que as partes obtiveram acordo, mas que a empresa seguirá reagendando voos no curto prazo até que detalhes sejam concluídos.

"No início desta manhã, juntamente com o sindicato, nós chegamos a um acordo total entre as duas partes", disse Sender.

O Sindicato de Comissários de Bordo da LAN Express com cerca de mil membros, que iniciou as paralisações em 10 de abril, afirmou que os trabalhadores não comentariam o acordo ou os termos até que uma assembleia ou votação sejam realizadas.

"A reunião (com a Latam) terminou às três da manhã e eles decidiram não falar até depois da assembleia", afirmou Nancy Aranciaba, uma porta-voz do sindicato. "A greve continua".

Sender disse que a Latam se reuniria novamente nesta terça com o sindicato para assinar a versão preliminar do acordo.

O sindicato citou a duração das rotações e os salários de novos funcionários como principais pontos durante meses de negociações com a empresa.

A greve impactou voos principalmente dentro do Chile, mas também afetou conexões regionais em toda a América do Sul.

Na véspera, a Latam disse à Reuters que cancelou 1.134 voos até 21 de abril, e que a paralisação afetaria pelo menos 196 mil passageiros.

A aérea foi criada em 2012 por meio da fusão da chilena LAN com a brasileira TAM. O grupo, sediado em Santiago, tem unidades em operação na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru.

(Por Dave Sherwood e Antonio De la Jara)