IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Minério de ferro dispara quase 7% na China

19/04/2018 10h02

MANILA (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro na China subiramquase 7 por cento nesta quinta-feira, atingindo o seu mais alto nível em quase um mês, em meio a expectativas relacionadas a um movimento de Pequim para reduzir o volume de dinheiro que a maioria dos bancos comerciais e estrangeiros deve manter como reservas para pagar financiamentos.

Isso poderia ajudar a impulsionar a demanda por aço. Mas alguns operadores também dizem que a atividade comercial especulativa pode estar por trás do aumento dos preços, com a oferta da matéria-prima do aço permanecendo elevada.

Junto com o minério de ferro, outras commodities negociadas na China também tiveram alta, incluindo borracha, níquel, alumínio e zinco.    O minério de ferro mais negociado na bolsa de Dalian fechou em alta de 6,5 por cento, a 475 iuanes (76 dólares) a tonelada, atingindo durante a sessão máxima de 476 iuanes, mais alto valor desde 23 de março.    O anúncio do Banco Central da China sobre o corte na taxa do compulsório de bancos foi feito na terça-feira.

O vergalhão de aço na bolsa Xangai subiu 2 por cento, a 3.516 iuanes por tonelada.

Os estoques de minério de ferro nos principais portos da China ficaram em 160,1 milhões de toneladas em 13 de abril, não muito abaixo de um recorde 161,68 milhões de toneladas registrado ao final de março, segundo dados da consultoria SteelHome mostrou.

O minério de ferro para entrega no porto de Qingdao, na China <.IO62-CNO = MB>, subiu quase 4 por cento, para 68,45 dólares por tonelada.

(Por Manolo Serapio Jr)