IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras recebe três propostas pela rede de gasodutos TAG, dizem fontes

19/04/2018 21h00

Por Carolina Mandl e Tatiana Bautzer

SÃO PAULO (Reuters) - A petroleira estatal Petrobras recebeu nesta quinta-feira três propostas vinculantes por sua empresa de redes de gasodutos Transportadora Associada de Gás (TAG), disseram à Reuters três fontes com conhecimento do assunto.

As ofertas foram entregues por consórcios liderados pelo grupo australiano Macquarie Group, pelo fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos, Mubadala Development Co., e pela companhia francesa de energia Engie, disseram as fontes.

A Petrobras, que está vendendo 90 por cento de sua fatia na TAG, não respondeu de imediato a pedidos de comentário sobre o assunto. As empresas também não retornaram de imediato.

As fontes adicionaram que todas propostas ficaram acima dos 5,2 bilhões de dólares pagos pela canadense Brookfield Asset Management em outra unidade de gasodutos da Petrobras, a Nova Transportadora do Sudeste (NTS).

Algumas das ofertas podem ser superiores a 7 bilhões de dólares, segundo as fontes.

A venda da TAG é parte de um programa de vendas de ativos da petroleira que tem uma meta de 21 bilhões de dólares em desinvestimentos no biênio 2017-2018, com o objetivo de reduzir sua enorme dívida.

A Macquarie, maior gestora de fundos de investimento em infraestrutura do mundo, associou-se ao Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB), ao fundo soberano de Cingapura, GIC, e duas empresas de investimento brasileiras.

O Mubadala faz seu lance em sociedade com a EIG Global Energy Partners. Não ficou imediatamente claro se a Engie tem um parceiro em seu lance.

Ao menos dois dos consórcios vão financiar suas ofertas com empréstimos de bancos internacionais.

A Petrobras vai analisar os lances, mas não informou às participantes do processo quanto tempo levará para uma decisão.