IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Natura espera alta de cerca de 75% no faturamento até 2022

Flavia Bohone

20/04/2018 08h58

SÃO PAULO, 20 Abr (Reuters) - A Natura estima crescimento 80% no desempenho operacional da companhia nos próximos cinco anos, segundo projeções divulgas nesta sexta-feira que levam como base fatores como a integração da fabricante brasileira de cosméticos com a rede internacional de lojas The Body Shop.

A empresa espera registrar lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de pelo menos 3,1 bilhões de reais em 2022 ante 1,74 bilhão de reais obtido em 2017.

Ainda para 2022, a Natura espera alcançar receita líquida consolidada de pelo menos 17,2 bilhões de reais, o que seria uma expansão de cerca de 75 por cento em relação ao faturamento do ano passado, que somou 9,85 bilhões de reais.

A fabricante de cosméticos realiza nesta sexta-feira uma reunião anual com analistas e investidores.

No caso das projeções para o Ebitda, a Natura afirmou em comunicado ao mercado que considerou menor relação das despesas operacionais com vendas e administrativas diante do crescimento da receita líquida, além de oportunidades de economia resultantes de programa de compras global.

Já as projeções para a receita consideram ainda a estimativa da consultoria Euromonitor para o crescimento do mercado global de beleza e cuidados pessoais, de 5,3 por cento ao ano em dólares até 2022; a expansão da operação da Natura no Brasil e em outros países; o plano de reestruturação da The Body Shop no mundo e a expansão de lojas próprias e outros canais da marca Aesop.

No mês passado, a Natura divulgou uma antecipação em sua projeção de redução de dívida, passando a prever para 2021, e não mais em 2022, atingir relação dívida líquida/Ebitda de 1,4 vez. A empresa encerrou 2017 com relação de alavancagem de 3 vezes.

(Edição Alberto Alerigi Jr.)