Bolsas

Câmbio

ArcelorMittal conclui vendas de ativos para incorporar Votorantim Siderurgia

SÃO PAULO (Reuters) - A ArcelorMittal concluiu vendas de ativos para incorporar a Votorantim Siderurgia, afirmou o maior grupo siderúrgico do mundo nesta quinta-feira.

As vendas de ativos envolveram dois pacotes. Um incluindo as fábricas de Cariacica, no Espírito Santo; Itaúna, em Minas Gerais; e equipamentos de trefilação, que foi vendido para a mexicana Simec. Já o segundo pacote de ativos compreende outros equipamentos de trefilação, que foram vendidos para a siderúrgica Aço Verde do Brasil (MA), informou a ArcelorMittal em comunicado.

Com a integração, o segmento de aços longos da ArcelorMittal no Brasil terá capacidade para cerca de 5 milhões de toneladas por ano, tornando-se a maior produtora de aços longos do Brasil, afirmou a empresa.

Com a compra da Votorantim Siderurgia, a ArcelorMittal adquiriu operações de vergalhão, fio-máquina, produtos transformados para a construção civil, perfis leves e médios. Além de aços longos, no Brasil a ArcelorMittal possui operações com aços planos e mineração, com capacidade de produção em torno de 12,5 milhões de toneladas de aço bruto e 7,1 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

As vendas dos ativos foram exigidas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que aprovou por maioria a compra da Votorantim Siderurgia pela ArcelorMittal em fevereiro deste ano, apesar de protestos de produtores de sucata, para quem a operação agrava um quadro já existente de concentração de produtores de aço no país.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos