IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Japão mantém avaliação de "recuperação gradual" da economia

23/05/2018 10h03

TÓQUIO (Reuters) - O Japão deixou inalterada sua avaliação em maio de que a economia está se recuperando gradualmente, mostrando que as autoridades continuam confiantes de que a economia vai se recuperar de uma contração no primeiro trimestre.

"A economia do Japão está se recuperando gradualmente", disse o Escritório do Gabinete em seu relatório econômico mensal de maio nesta quarta-feira.

O governo manteve sua avaliação de que os gastos do consumidor estão "se recuperando", uma vez que os gastos com eletrônicos domésticos mostram sinais de melhora e que as famílias gastam mais em alimentação fora de casa.

O governo disse que os gastos de capital estão se expandindo gradualmente, avaliação também inalterada em relação ao mês passado.

A economia do Japão encerrou sua melhor fase de expansão em décadas, com o Produto Interno Bruto (PIB) se contraindo mais do que o esperado no primeiro trimestre deste ano devido aos baixos gastos do consumidor, investimentos em negócios e exportações.

A terceira maior economia do mundo encolheu 0,6 por cento em termos anualizados no primeiro trimestre.

Muitos economistas dizem que esse declínio será temporário, mas há dúvidas sobre a força da recuperação da economia.

O Escritório do Gabinete expressou confiança de que a economia irá se recuperar rapidamente devido a um mercado de trabalho interno apertado e à sólida demanda de outros países por bens e serviços japoneses.

"O declínio no PIB do primeiro trimestre veio depois de oito trimestres de crescimento, então não estamos mudando nossa avaliação geral", disse um funcionário do Gabinete a repórteres.

"Houve muitos fatores temporários, como o clima frio, que elevou os preços dos vegetais, o que levou a menores gastos do consumidor".

A possibilidade de atrito comercial com os Estados Unidos continua sendo um risco para a economia japonesa voltada para exportação.

(Por Stanley White)